Cut/Copy

quinta-feira, 6 de maio de 2010 15:02 Postado por entrenos
Nada se cria, tudo se copia! É com essa frase clichê que começo o post de Hoje.
Quando o mundo do entretenimento está, como diria em momentos de 'pane' o nosso querido twitter: "over capacity" no quesito originalidade, nos perguntamos o que esperar dos artistas que estão chegando ou permanecem no cenário Pop. Bom, é difícil responder. É certo que muitos artistas se renovam, reinventam-se e (talvez) se superam. Mas sempre conseguimos "pescar" uma semelhança entre músicas, vídeo clipes, shoots e até mesmo na personalidade de alguns artistas em relação aos seus antecessores. Rolou uma polêmica absurda no decorrer das prévias do novíssimo vídeo clipe da Christina Aguilera "Not Myself Tonight" onde, como diz a letra, ela não é ela mesma ( que complexo hã?).

No vídeo, a cantora de Gennie in the bottle , faz menção a ser uma outra pessoa numa noite de "loucura". O clipe tem visíveis semelhanças aos clipes de "human nature" e "express yourself" da Madonna. X-tina por sua vez alegou ter feito uma "Homenagem" a Rainha do Pop. Fato é que muitas pessoas que desconheciam dessa informação, fizeram "furdunço" depois da estreia do clipe.
Algumas pessoas dizem que o clipe sofre uma certa influência da bizarra cantora pop Lady Gaga. Dê sua opinião a respeito depois de conferir o vídeo:




E falando em Gaga, temos mais um ponto de referência. A cantora, que virou febre nos dois últimos anos, que tem uma imagem forte e pra muitas pessoas chocante e bizarra se encaixa perfeitamente nesse contexto. Gaga deixou claro recentemente que se "inspira" em cantoras dos anos 80. Espera ai! Será esse o motivo das pessoas exaltarem a Lady Gaga como uma cantora original e longe de tudo que estamos acostumados a ver? Então precisamos nos aprofundar mais. Como uma imagem vale mais que mil palavras, vejamos:
Roisin Murphy vs Lady Gaga. E ai? O que me diz?


E vem mais. Grace Jones, uma cantora polêmica e de presença marcante, também é uma das inspirações de Gaga. A cantora que foi ícone gay no final dos anos 70 e Musa new wave ao longo dos anos 80, lançou álbuns marcantes para a história da música. Até nome de álbuns elas tem em comum? Fame de 1978 tornou-se um grande sucesso entre a geração hype/disco da época. Assim como o The Fame da Gaga.
Jones adotou o estilo andrógeno, estranha e diferente, marcou uma era.

Fato é que hoje em dia é muito difícil apontar o que é realmente original. Então, vamos curtindo cópias, originais, inspiradores, inspirações.
O importante é apreciar o que é bom, seja Xtina fazendo a Madonna, seja a Gaga fazendo a Bjork, Roisin Murphy, Grace Jones...Ok, parei!

E pra quem não conhece a Grace Jones, olha ela ai:

3 Response to "Cut/Copy"

  1. Unknown Says:

    A Gaga é uma máquina de xerox descompassada!

  2. entrenos Says:

    Pois é, a originalidade não é assim tão verídica.

  3. Emanuel Silvestre Says:

    Eu acredito que em um ano vamos ter a noticia de que a Gaga foi encontrada morta, pq ela vai pirar...

Postar um comentário